PORTAL DE INTERNET DA CIDADE DE TERESÓPOLIS - RJ - GUIA COMERCIAL

NOTÍCIAS
DE TERESÓPOLIS

GUIA COMERCIAL Tempo Notícias Classificados Eventos Cinema Anuncie FALE CONOSCO

 

Defesa Civil vai reciclar voluntários dos NUDECs

Medida faz parte das ações do Plano Verão de prevenção

Exercício simulado - Foto: AsCom PMT
Teresópolis, 15/01/2019 -
A Secretaria Municipal de Defesa Civil de Teresópolis está elaborando calendário para realização do próximo curso de reciclagem de voluntários dos NUDECs - Núcleos Comunitários de Defesa Civil.

A última atualização foi realizada em dezembro de 2018, no bairro Caleme. O objetivo é reforçar a conscientização dos moradores sobre os procedimentos a serem adotados em caso do acionamento das sirenes por conta da ocorrência de chuvas fortes.

“Estamos definindo uma data para a realização de uma reciclagem conjunta com os moradores das comunidades do Rosário, Perpétuo, Pimentel e do Morro do Tiro”, explica o coronel Albert Andrade, Subsecretário de Defesa Civil. Atualmente, Teresópolis conta com 25 NUDECs e mais de 800 pessoas treinadas. Dessas, 474 formam os núcleos comunitários.

Os NUDECs são unidades formadas por grupos comunitários, que participam de atividades de defesa civil como voluntários. O programa tem o objetivo de organizar e preparar a comunidade para atuar na prevenção de acidentes e na pronta resposta após a ocorrência de desastres naturais, como inundações e deslizamentos de terra, até a chegada dos órgãos oficiais de socorro.

Desde novembro de 2018, diversas ações vêm sendo postas em prática. Entre elas, o exercício simulado de desocupação em comunidade vulnerável, realizado no bairro Vale da Revolta no dia 25/11; e os exercícios simulados de desocupação nas escolas municipais Dorvalino de Oliveira, no Meudon, e Alice Saldanha, no Morro do Tiro, feitos no dia 29/11, em conjunto com o Corpo de Bombeiros.

O cadastramento de usuários no Sistema de Alerta da Defesa Civil Municipal via SMS continua em andamento. Basta o interessado enviar um SMS para 40199 com o número do seu CEP para receber gratuitamente informações sobre as chuvas na região onde reside.

Portal Terê com informações da AsCom PMT
 

 

 

Siga o Portal Terê na redes sociais:

 

Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2018
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui