PORTAL DE INTERNET DA CIDADE DE TERESÓPOLIS - RJ - GUIA COMERCIAL

NOTÍCIAS
DE TERESÓPOLIS

GUIA COMERCIAL Tempo Notícias Classificados Eventos Cinema Anuncie FALE CONOSCO

 

Caravana da Ciência educa e diverte em Teresópolis

Estudantes de mais de trinta escolas visitam o projeto


Teresópolis, 18/09/2019 -
Trinta e três escolas públicas e particulares já estão visitando a 'Caravana da Ciência'. O centro de ciências itinerante está montado na Praça Olímpica Luís de Camões, na Várzea, com carreta adaptada com exposições, planetário inflável e tenda com jogos e experimentos científicos interativos.

Uma das atrações preferidas da garotada é o girotec, giroscópio humano que desafia o equilíbrio do participante e simula ausência de gravidade.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente também participa divulgando a biodiversidade do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis e realizando a atividade interativa ‘Qual é o bicho?’, na qual o aluno tem que identificar um animal através de dicas de suas características físicas.


“Muito bacana ver a ciência e a tecnologia, que são vocações do município, sendo despertadas nos alunos das redes municipal e privada de ensino. A orientação do Prefeito Vinicius Claussen é que a gente trabalhe essas áreas como vetores de geração de empregos e de conhecimentos”, avalia Vinicius Oberg, secretário municipal de Ciência e Tecnologia.

Para a coordenadora da Caravana da Ciência, Jéssica Norberto Rocha, são muitas atividades para participar até sexta-feira. “Temos exposições interativas de várias áreas do conhecimento, como a de Biologia, que trabalha com animais marinhos, peçonhentos e insetos. Temos ainda as áreas de Geologia e Paleontologia, com uma coleção do Museu Ciências da Terra. Há o planetário inflável, o girotec e alguns equipamentos na área de Física. Queremos mostrar que ciência é divertida e interessante e que é possível aprender em qualquer lugar e com qualquer idade”, relatou.

Saber fora da sala de aula

Aluno do 9º ano do Cerom (Centro Educacional Roger Malhardes), no bairro de São Pedro, Wesley Aquino aproveitou as atividades da Caravana da Ciência. “É uma experiência nova, estamos aprendendo muitas coisas fora da sala de aula”, opinou.

A secretária Yara de Oliveira Almeida acompanhou o filho Gabriel, de 9 anos, aluno do Centro Educacional Mulher de Pedra, na Várzea, e aprovou o evento. “Desperta o interessa da criança, é uma forma bem interessante de aprender fora da escola. É diferente do dia a dia em sala de aula”, elogiou.

Projeto da Fundação Cecierj (Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, a Caravana da Ciência está na cidade por iniciativa das Secretarias Municipais de Ciência e Tecnologia e de Educação.

Até a quinta (19/09), a visitação acontece das 9h às 16h. Na sexta-feira (20/09), último dia do projeto na cidade, o público poderá participar das atividades de 9h às 12h.

Portal Terê - com informações da AsCom PMT
 

 

 

Siga o Portal Terê na redes sociais:

 

Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2019
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui